Você sabe a diferença de produto e marca?
As vezes separar esses dois conceitos parece complicado. Um exemplo disso é que muitas pessoas estão tão acostumadas a ver um produto como uma marca, que quando vão comprar amido de milho, procuram por Maizena, lã de aço é Bombril, iogurte é Danone, lâmina de barbear é Gillette, e por aí vai…
E qual é a diferença entre eles?
Os “produtos” possuem características que satisfazem as necessidades dos clientes. Ingredientes, funções, objetivos e necessidades são algumas características desses produtos.
Os produtos de uma mesma categoria geralmente desempenham funções semelhantes, não conseguem se diferenciar muito, a diferenciação entre eles é notada no preço, qualidade e na marca.
Já as “marcas” são criadas para encantar, um cliente não se encanta com produtos – eles se apaixonam por marcas. O que faz eles se apaixonarem é o que as marcas são capazes de transmitir: segurança, confiança, qualidade e, praticamente, tudo o que está relacionado ao emocional das pessoas.
A marca está diretamente relacionada às emoções sim! Elas oferecem promessas, emoções e cumprem os desejos emocionais. Elas envolvem valor, qualidade, relacionamento, confiabilidade entre outros fatores que ajudam escolher um produto em vez de outro.
O que acontece é que as pessoas acabam escolhendo um produto pela “marca” em vez de avaliar apenas o produto.
Portanto, é de suma importância que uma empresa invista em sua marca, para que ela expresse o propósito, bons valores e boas emoções aos clientes.
Podemos dizer que é a “marca” que cria um diferencial entre os produtos com as mesmas funções, através dos valores, qualidade, personalidade que a marca transmite, e que define a maneira como as pessoas se sentem com relação aos produtos de uma empresa.
Mesmo que você tenha a necessidade de comprar um tênis para caminhada, provavelmente você irá procurar por uma marca A ou B, apesar de qualquer tênis sanar a sua necessidade, raramente você experimentará todas as possibilidades.
Os criadores das grandes marcas conhecem muito bem as diferenças de produtos e marcas – sabem como criar e alimentar uma marca com significado único e irresistível.
Quer saber mais sobre este assunto? Comente aqui.