O que os logotipos das grandes marcas têm em comum?
Você sabe o que os logotipos das grandes marcas têm em comum?
O que faz um logotipo ser eficiente, memorável, encantador?
O que está inserido neste símbolo para que ele seja eficaz na sua função de representar uma empresa?
O desenho de um logotipo (símbolo e nome) deve transmitir o ideal da marca, seus valores e propósitos, por isso estudar e entender os logotipos das marcas de grande sucesso é muito importante.
Vamos analisar aqui as características em comum dos 50 logotipos de marcas que estão no ranking das mais admiradas e valiosas do mundo, segundo a pesquisa e classificação da interbrand de 2019.
1 – Identidade arquetípica
Todos os logotipos das grandes marcas são representados por uma identidade arquetípica que espelha as características deste arquétipo em seu posicionamento, sua linguagem verbal, visual e personalidade da marca.
Existem 12 arquétipos, a construção de um logotipo é baseada em 1 arquétipo principal e até 2 secundários para compor um perfeito match da marca com o público alvo esperado.
2 – Cores
As cores mais encontradas são vermelhas e azuis – predominantes em 80% dos logotipos famosos. Em segundo lugar vem laranjas e verdes.
Entrando no âmbito do significado das cores, percebemos aqui algumas características interessantes:
- vermelho: simboliza poder e proteção, traz em si o calor do fogo, é uma cor viva e pulsante que estimula a ação
- azul: as sensações despertadas são tranquilidade, crescimento e confiança
- laranja: é a cor do equilíbrio, entre o amarelo e vermelho. representa a felicidade e o poder
- verde: simboliza tranquilidade, paz, frescor e a esperança.
Uma questão interessante é que a maioria dos logotipos admirados possuem até duas cores, sendo raros os casos com três ou mais cores.
3 – Formas
Entre os logotipos das grandes marcas existe um padrão predominante na forma. A maioria deles utiliza formatos geométricos bem definidos, como por exemplo: quadrado ou círculo. Um aspecto importante é que quase todos os logotipos analisados possuem formas completamente planas, sem relevo.
Uma forte tendência é a simplificação do símbolo, para que ele caiba e seja visível em várias mídias, como por exemplo na capa dos apps dos celulares.
4- Tipografia
Nos logotipos mais admirados, as fontes cursivas (manuscrita) e que misturam estilos de fontes diferentes são bem pouco frequentes. A predominância são fontes sem serifa e em caixa alta.
Além disso houve uma tendência para fontes personalizadas (desenhadas para as marcas), e que possuem legibilidade fácil.
Conclusão
O que podemos perceber estudando estes incríveis logotipos das grandes marcas é que muitos se transformaram e mudaram ao longo do tempo, a forte tendência nessas transformações foi a simplificação, para que este logotipo seja cada vez mais simples e fácil de ser lembrado.
Com a globalização os logotipos estão cada vez menos pessoais e mais genéricos para que sejam compreendidos universalmente.
E você, ficou surpreso com este post? Que tal saber as diferenças entre produto e marca? Você sabe o que é branding?
Curta, comente, experimente! Chame a gente aqui.
Comentários estão fechados.
1 Comentário
Sou suspeito em deixar meu comentário sobre o excelente artigo. Parabéns top demais.