LOGO OU SÍMBOLO?

logo ou símbolo

Você sabe o que usar na sua identidade visual? O que é melhor? Logo ou símbolo?

Na verdade você pode ter os dois, juntos ou separados!

Para melhor exemplificar esse processo, vamos falar sobre o logo responsivo.

O logo responsivo é a adaptação do seu formato para dispositivos móveis em diversos tamanhos de tela.

Um logotipo perfeito deve se diferenciar no mercado, ser facilmente reconhecível e espelhar a estratégia da marca de forma proprietária. Essas metas podem ser alcançadas por meio de alguns elementos visuais: 

  • Cores com destaque e diferente dos concorrentes; 
  • Tipografia diferenciada e com boa legibilidade;
  • Formas – ou grafismos – conectados com os atributos da marca;
  • E um símbolo diferenciado e atrativo

A combinação desses elementos trará personalidade e diferenciação para sua marca.

Uma marca precisa ser identificada visualmente pelos seus consumidores nas mais variadas mídias e plataformas. É muito raro um logo com apenas uma variação se comportar bem no contexto multiplataformas, em ambientes físicos e digitais. Ele até pode funcionar bem na fachada, mas vai encontrar problemas de redução no perfis de mídias sociais. E é aí que chegamos no conceito de “logo responsivo”: um logotipo que se adapta a diferentes contextos, preservando a consistência visual da marca.

Um logo precisa se comportar de diferentes maneiras no mundo digital e, em alguns lugares, a marca precisa recorrer a outro elemento visual importantíssimo na construção de percepção: o símbolo, uma versão reduzida da marca

O símbolo é ideal para estar presente no ícone do seu app, na foto de perfil das suas redes sociais, no favicon do seu website (aquele ícone que te ajuda a identificar um site entre as dezenas de abas abertas no seu browser? – esse mesmo).

Não bastasse um logo ter que representar tantos atributos de marca de um jeito simples e eficiente, agora o símbolo também precisa ser percebível em um quadradinho de app de celular, portanto ele precisa ser simples e minimalista, para que o usuário o reconheça em poucos segundos em meio à “disputa” entre outros montes de ícones da tela principal do seu celular. 

Se seu logo já é representado por um símbolo e se você conseguir extrair dele um elemento que se torne um símbolo com todas as características que falamos aqui, ótimo! É provável que seu problema esteja resolvido. 

Mas e se o logo for tipográfico? Bom, aí temos um desafio maior. Se sua marca tiver uma personalidade bem definida, você já está no caminho certo para a construção do seu símbolo, que deve ser a representação da ideia central da marca, transmitindo uma imagem mais clara do que ela significa.

No mundo atual, onde as marcas já nascem digitais, as possibilidades são muitas – mas os desafios também. Entenda a sua marca com profundidade. Saiba falar sobre sua essência e propósito. Conheça seus comportamentos e atitudes. É assim que você vai conseguir encontrar o melhor caminho visual para representá-la bem, seja num logo, seja num símbolo, ou nos dois.

Qual é o seu desafio? Conta aqui pra nós 😉

Rolar para o topo
WhatsApp chat