Gestalt Design

Antes de compreender a ideia de Gestalt design vamos falar da Gestalt, também conhecida como psicologia da forma, que estuda o processo em que o cérebro percebe, interpreta e organiza as informações visuais que ele vê diariamente.

Resumidamente trata-se do conjunto de entidades físicas, biológicas, fisiológicas ou simbólicas que juntas formam um conceito, que quando em conjunto é interpretado de maneira diferente da soma das partes.

Devido à complexidade crescente do nosso mundo, nossa mente desenvolveu estratégias para lidar com a confusão e ter a soluções mais simples. Uma maneira que nossa mente usa para fazer isso é formando grupos de objetos que possuam uma característica em comum.

Através de pesquisas realizadas com inúmeras pessoas, os psicólogos da Gestalt identificaram padrões no comportamento do cérebro no processo da percepção, que foram definidos por leis ou princípios.

A lei da semelhança diz que os objetos similares (em cor, tamanhos ou texturas) tendem a se agrupar. Na lei da proximidade os elementos são agrupados de acordo com a distância que se encontram uns dos outros. Logo, objetos que estão mais próximos de outros, tendem a ser vistos como um só grupo.

No princípio da continuidade está relacionado às direções ou alinhamento das formas dispostas. Quando vários elementos apontam para o mesmo canto, por exemplo, nossa mente tende a acompanhar a direção para a qual a figura aponta.

A lei da pregnância diz que quanto mais simples a figura, mais fácil ela será assimilada. O princípio do fechamento nos diz que a boa forma se completa, nosso cérebro completa as imagens para que elas façam sentido. Pode ocorrer quando a imagem sugere uma extensão lógica.

E a lei da segregação é a capacidade perceptiva de separar, identificar, diferenciar e destacar unidades de um todo na composição da imagem, como a figura do fundo, por exemplo.

A Gestalt e o Design

É muito importante para o profissional do design ter domínio sobre a teoria da forma para que ele saiba aplicar os conceitos e elementos visuais conforme o objetivo de cada projeto, abrindo fronteiras para a criação.

Todo projeto, do mais simples ao mais complexo, transmite mensagens que precisam ser compreendidas de forma eficiente.

A maior importância da Gestalt aplicada ao design está na relação entre o que as pessoas interpretam no que veem e o que o designer pensou transmitir em seus trabalhos, esta é a chave de ter menos ruído na comunicação.

Ter domínio sobre essa área exige bastante estudo, prática e dedicação, mas quando o profissional consegue dominar a teoria da Gestalt, ele tem à disposição uma excelente ferramenta de trabalho.

Gostou dessa matéria? Curta, comente e experimente, precisa criar ou reformular sua marca para uma marca forte com valor? Fale com a gente, nossos designers estão ansiosos para criar marcas incríveis para sua empresa.

Acesse nossa página e conheça nossos serviços.

Rolar para o topo
WhatsApp chat